Kanji - Parte 2

 

vários kanjis 漢字 口空曇日風木人鳥

     (Parte 2 de 2) Na primeira parte de Kanji (Básico) vimos sobre como surgiram os kanjis; Okurigana; Origem fonética; e Radicais. Agora veremos os 6 tipos de kanji (Rikusho) e furigana.


Tipos de Kanjis

    Diferente do que muitos imaginam, nem todos os kanjis representam um desenho do seu significado. Desde o seculo 2 D.C., os kanjis foram classificados em seis tipos 六书  (りくしょ  /  rikusho  /  os seis livros). Essa classificação é aberta a interpretações e alguns kanjis podem ser classificados em mais de um tipo:


1) Shoukei Moji - 象形文字 (Kanjis Pictográficos)

    São kanjis que imitam desenhos dos objetos que ele representam. Por causa disso, muitos desses kanjis são substantivos. Os kanjis pictográficos são os mais primitivos e cerca de 3% de todos os kanjis pertencem a esse tipo. São muito usados como 'radicais' para formar kanjis mais complexos. Curiosamente 象形 (しょうけい  /  Shoukei) é a palavra japonesa para "Hieróglifos Egípcios" 𓀞 𓀝 𓁃 𓀱.   Abaixo temos alguns exemplos de kanjis pictográficos:

     くち       kuchi            boca

         ひ           hi                fogo

         かわ       kawa            rio

   やま       yama            montanha


2) Shiji Moji - 指事文字 (Kanjis Ideográficos)

    São kanjis que representam ideias abstratas ou sentimentos, como números ou direções. São graficamente simples.

             うえ                    ue                       acima  

             した                    shita                   abaixo

                いち                    ichi                     um

               なか                  naka                    dentro


3) Kaii Moji - 会意文字 (Kanjis Ideográficos compostos)

    São a combinação de dois ou mais kanjis radicais para formar um novo conceito. 

人  +  木  =          (ひと(hito) + (ki) = やす (yasu) )         pessoa + arvore = descanso 

力  +  田  =         (ちから (chikara) + (ta)  =  おとこ (otoko)   força + arrozal = homem

  +    =  明       ( (hi) つき (tsuki)  =  めい (mei)    sol   +  lua    =  brilho

木   木   =  林      (き (ki) + (ki) = はやし (hayashi))      arvore  +  arvore  = bosque (pequena floresta)


4) Keisei Moji - 形声文字 (Kanjis Fono-semânticos)

    Este é o tipo de kanji mais comum, atualmente com cerca de 90% dos kanjis pertencendo a este grupo. Normalmente é composto por dois radicais, um representa a ideia, conceito da palavra enquanto o outro representa a pronuncia on'yomi. 
  Abaixo vemos o radical 門 (モン  /  mon  / portão) que fornece a sua pronuncia aos outros kanjis, e os radicais  (みみ  /  mimi  /  orelha);  (くち  /  kuchi  / boca);   (こころ  /  kokoro  /  coração); emprestam o conceito. 

OuvirPerguntarEstar Preocupado
kanjis radical 
(portão)
pronuncia
On'yomi
モン  /  monモン  /  monモン  /  mon
pronuncia
Kun'yomi
.  /  kikuと.う  /  touもだ.える  /  modaeru

    


5) Kashaku Moji - 仮借文字 (Kanjis de 'Fonética emprestada') 

    São kanjis que originalmente, na China, possuíam um som muito parecido com alguma palavra japonesa, porém com significados diferentes. Então o kanji era usado para aquela palavra com o som original dele, e era criada uma versão alterada do kanji para o significado original. Alguns kanjis desse tipo são classificados como pictográfico. 
    Por exemplo, 自 (   /    ji) que significava 'nariz' mas tinha o mesmo som da palavra que significa 'si próprio',  portanto foi usada para ela e não para a palavra nariz  (はな  /  hana), que recebeu um kanji alterado do original. 

Běi (costas)       ⇒         ぺー        (pee   /   vento do norte)                 (せい   /   sei) costas

Shǎo (areia)       ⇒         しょう    (shou  /  poucos)                                   (すな   /   suna) areia

Lái (trigo)          ⇒           らい        (rai  /  vem; próximo)                         麦   (むぎ   /   mugi) trigo 


6) Tenchuu Moji - 転注 (Kanjis Derivados)

    É um tipo vagamente definido, seus kanjis aparecem classificados em outros tipos (pictográficos, fono-semânticos, etc.). São kanjis em que o significado, ou aplicação dele, foi ampliado para expressar coisas similares ou da mesma natureza que o original. 

楽     (ガク  /  gaku)  musica                 adicionado o sentido de conforto, prazer, diversão. 


    Para pesquisar o tipo em que o kanji está classificado um grupo de pesquisadores criou um banco de dados disponível para consulta, chamado Kanji DataBase, que serve como fonte de informação para pesquisas. A Silvia Kawanami também fala sobre os Tipos de kanji por Japão em Foco.

Furigana 仮名 (Kana pequeno escrito acima do kanji)         

    
    O furigana é um ou mais hiraganas pequenos que são escritos acima dos kanjis (ou do lado quando for a escrita vertical). Servem para mostrar a leitura dos kanjis em uma palavra especifica, muito usado em paginas da web, E-books, HQs e mangás. É mais voltado para estudantes ou para exemplificar palavras muito difíceis. 

    Quanto mais casual/informal mais comum encontrar kanjis com furiganas, um exemplo disso são as revistas 'Shonen Jump' que possuem furigana pois são direcionadas aos jovens em fase escolar. 

    Veja abaixo um exemplo do Furigana na palavra 日本語  (にほんご  /   nihongo   /  Japonês (idioma))

日本語      ほん



    Existem algumas formas de adicionar o furigana em paginas da web, usando extensões de navegador como a extensão "Furigana" (chrome) que basta estar na página com kanjis e clicar no ícone da extensão para ativar a visualização de furiganas. 

    Outras extensões que ajudam a leitura dos kanjis são a "RikaiKun" (chrome) e a "Nazeka" (firefox) que se estiver ativa ao passarmos o ponteiro do mouse por cima das palavras em japonês (kanji, hiragana ou katakana) é mostrado a pronuncia do kanji naquela palavra e também o significado com algumas explicações dele (essa parte aparece em inglês). 
    
    Caso queira pesquisar sobre um kanji ou palavra em japonês pode usar o dicionário online "Tangorin" (em inglês). 

     Você que ainda não sabe como escrever em japonês no Windows assista abaixo um vídeo ensinando como habilitar e usar a escrita japonesa no computador com S.O. Windows: [Como escrever com teclado em japonês no Windows 10 - Vídeo do canal: Drigobri Explica]  


    Com isso, encerramos o assunto kanji (básico), おめでとう 🎈🎉。entendendo hiragana, katakana e kanji (básico) já conhece os sistemas de escrita. A partir de agora começaremos a abordar assuntos de gramática e aprender estruturas para construir as primeiras frases em japonês.  


がん ろう✌👦

Fonte:
Lucas Garcia - Kotobá

Silvia Kawanami - Japão em Foco

Nelson - Ganbarou Ze

Nelson - Ganbarou Ze



<  まえ へ  (mae he  / anterior)
 Kanji (Básico) - Parte 1
 つぎ へ  (tsugi he / próximo) >
Romaji



Comentários

Postagem em destaque

Kanji - Parte 1

           (Parte 1 de 2)   O objetivo principal dessa aula não é apresentar a leitura do kanji para memoriza-los, mas apresentar como os kanjis funcionam,  como eles são formados.      Nessa aula veremos:  Uma breve história de como surgiram os kanjis; Okurigana; Origem fonética; e Radicais.  

Postagens mais visitadas deste blog

Katakana - Parte 2

Titulos e Honoríficos Japoneses

Hiragana - Parte 1