Japonês (Nihongo /日本語 )
Atualmente muitas pessoas buscam uma “fórmula mágica” para se aprender um idioma. Existem vários métodos oferecidos por escolas de idiomas, mesmo assim, muitos cursos não cumprem o que prometem, que é tornar o aluno fluente.
"Ser fluente só depende de você mesmo e não do curso que é oferecido. Estude"
Existem 5 conceitos importantes para quem deseja aprender japonês (ou qualquer outro idioma):
Fluência
Ser fluente não é saber todas as palavras e regras do idioma, mas saber o mínimo para se comunicar de acordo com sua necessidade (ler, ouvir, falar, escrever). Mesmo no nosso idioma não sabemos falar de tudo, nem todos os sotaques e costumes locais, 'mas temos meios de nos comunicar para buscar as informações necessárias'.
Input
Quantidade de conteúdo do idioma que é consumido todo dia. Sem isso dificilmente será fluente. É necessário ouvir músicas, navegar em sites, ler textos (HQ ou mangá), que estejam todo ou parcialmente em japonês. É preciso lembrar que o input é efetivo se for 'consciente', ou seja você precisa tentar entender, pelo menos, parte do que é falado. Há muitos cursos por aí que dizem que basta ler (olhar para as letras), falar(repetir exatamente o que eles dizem) e ouvir (sem entender nada) que vai se acostumar com idioma mais rápido, o que não é verdade.
|
Ouvir musica é uma forma de INPUT
|
Memorizar/aprender
Não adianta passar um dia todo memorizando palavras, se no dia seguinte esquecer tudo. Nossa mente possui memória de curto, médio e longo prazo. Entender uma palavra e praticá-la muito de uma só vez é menos efetivo do que praticar em intervalos maiores, como pelo menos uma vez todos os dias.
Associação
Associar uma palavra ou símbolo a uma situação ou sensação torna mais fácil lembrar dela. Isso porque nossa mente lembra do que possui mais significado para nós. Por isso aprender contra sua vontade é muito mais difícil, busque motivação em usar aquilo que está estudando, como uma vaga de emprego, uma viagem, paquera, assistir filmes entre tantos outras coisas que poderá fazer.
Plano de estudo
Por último, mas não menos importante, organize-se. Estudar conteúdo aleatório dificulta saber o seu progresso, acarretando em desmotivação. Desde o início siga objetivos claros. Por exemplo: 1) aprender alfabeto; 2) aprender a formar palavras; 3) formar frases; 4) ler ou criar diálogos.
No vídeo abaixo o professor de inglês Mr. Teacher Paulo, que mora nos Estados Unidos, fala sobre a fluência e o tempo que se leva para aprender um idioma em média (serve como referencia para a maioria dos idiomas, incluindo o japonês). Veja:
[ FLUENTE EM 4 MESES?? 😂 É POSSÍVEL? MrTeacherPaulo - Vídeo do canal: MrTeacherPaulo ]
Nunca desista de aprender um idioma. Só o esforço de tentar aprender já te fará alguém melhor e mais inteligente. Muitos japoneses apreciam estrangeiros que se esforçam para aprender o idioma deles. Matane - またね (nos vemos na próxima) !!!
つづく (continua...)
Comentários
Postar um comentário
ここ に コメント 。