Como é o Natal Japonês

 

Como é o Natal Japonês

    Como todos sabem, o Natal é uma festa tipicamente cristã, pois comemora o nascimento de Jesus Cristo. Entretanto, várias culturas no ocidente adicionaram elementos não cristãos como o papai noel, árvore de natal, decorações e os presentes em suas celebrações do Natal, atribuindo dessa forma um valor comercial a data. No Japão cerca de 2% da população é considerada cristã, a maioria é budista ou xintoísta, e mesmo assim o Natal é comemorado por muitos japoneses. Vamos conferir as curiosidades que cercam essa data no Japão.

Como surgiu

    O natal passou a ser comemorado no Japão após a segunda guerra mundial, por influencia dos americanos. No entanto não como festa religiosa e sim com apelo comercial. Para os japoneses a data não fazia sentido religioso, e houveram até tentativas de criar um "tipo de papai noel" usando a imagem de Jizo (um monge budista tido como guardião das almas das crianças), mas não funcionou. Desde então o natal japonês tem sido comemorado mais como data romântica e nem um pouco religiosa.   


Símbolos do natal japonês

    Quem acha que o natal japonês tem "chester assado" e panetone, está meio certo, pois tem frango, mas é o frango frito da Rede KFC (Kentucky Fried Chicken) e tem o substituto do panetone que é o bolo de pão de ló com creme e morangos.


Como é o Natal Japonês - kfc frango fritoComo é o Natal Japonês - bolo de morango


Alem disso tem a tradicional árvore de natal com enfeites iguais as que temos aqui no ocidente.     

Tem presente de natal e o papai noel até aparece com a roupa vermelha e gorro junto com o treno e as renas.

Os "pisca-piscas" (famosas luzes do natal) são muito usados nas decorações e deixam as ruas, arvores e prédios iluminados. 


Dia dos namorados fora de época

É a data mais romântica do ano. Embora muitos japoneses comemorem em família, é mais comum passar o feriado a dois. As reservas em restaurantes e hotel para casais disparam nessa época.  

Como é o Natal Japonês - love


Não é feriado

    O natal é comemorado nos dias 24 e 25, mas nenhum dos dois é feriado nacional, embora venham logo após o feriado do dia 23 (aniversário do imperador). Com isso muitos trabalham normalmente e marcam para comemorar após o expediente.   


O presente de natal

    É algo pouco comum entre amigos e parentes, justamente por ser uma data mais romântica, a troca de presentes é feita entre os casais. O embrulho do presente é algo importante, rasgá-lo ao abrir o presente pode ser mal visto,  pois são feitos com cuidado e espera-se que sejam guardados como recordação.    

Como é o Natal Japonês - presente


Contato dos japoneses com o cristianismo

    Um dos primeiros contatos que os japoneses possuem com as religiões cristãs é por meio do natal, quando ouvem histórias do nascimento de Jesus Cristo. E uma das coisas que mais encanta as crianças japonesas é ver que quando Jesus nasceu foi posto numa manjedoura (como se fosse um berço). É muito comum aos recém nascidos no japão dormirem junto com os pais no futon (colchão baixo e fino com enchimento de algodão que é dobrável para economizar espaço) , não é comum usarem berços no Japão.


Fonte:
Kelly Kajiwara - Coisas do Japão

Silvia Kawanami - Japão em Foco
 


Comentários

Postagem em destaque

Kanji - Parte 1

           (Parte 1 de 2)   O objetivo principal dessa aula não é apresentar a leitura do kanji para memoriza-los, mas apresentar como os kanjis funcionam,  como eles são formados.      Nessa aula veremos:  Uma breve história de como surgiram os kanjis; Okurigana; Origem fonética; e Radicais.  

Postagens mais visitadas deste blog

Katakana - Parte 2

Titulos e Honoríficos Japoneses

Hiragana - Parte 1