Hashi

como usar hashi

  Como usar o hashi e outras curiosidades sobre os palitos de sushi 


     O hashi faz parte da cultura japonesa e de outros países do oriente. Existem várias simbologias e tipos de hashi. Tanto o hashi como a culinária tradicional japonesa (Washoku) são considerados "Herança Cultural Intagivel". No Japão, também é chamado de 'ohashi' ou 'otemoto'. 

    Originalmente chamado de 'kuai tzu', foi criado na China (antes se comia com as mãos e facas de caça), e foram levados por volta do século VII  ao Japão pelos chineses. Onde mudaram o nome para 'hashi' que também significa 'ponte' (火燵) , pois era usado como ' meio ' de manusear as oferendas para os deuses no budismo, pois a oferenda não podia ser tocada por mãos impuras. Depois de muito tempo que veio a ser usado como talheres em refeições comuns. Os talheres ocidentais (colher e garfo) Chegaram no Japão apenas nos tempos modernos. 


Como usar o Hashi


1) O hashi de baixo passa entre o polegar e o indicador (precisa segurar firme para nao mexe-lo) e a parte do meio se apoia sobre o dedo anelar para quando segurar a comida garantir que não saia do lugar.

2) Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o Hashi de cima, mais ou menos como se segura uma caneta (com o indicador por cima e o dedo médio por baixo, o polegar pressiona o hashi de cima contra a lateral do indicador).

3) Para abrir e fechar, movimente apenas o hashi de cima utilizando o dedo indicador (para fechar empurrando o hachi para baixo) e médio (para abrir levantado com o dedo médio)


Etiquetas


Tate bashi () - Não deixe os hashis apontando para cima no prato de comida. Tal ato está associado a um ritual praticado nos funerais budistas, assim como cruzar hashis. Sempre apoie eles em paralelo um com o outro sobre o descanso de hashi (箸置   /   hashi oki )

Sashibashi '1' () - Nunca pegue a comida espetando com o hashi, isso no Japão é visto como um desrespeito à cultura e tradição locais. Pegue a comida pelas laterais e nunca na posição vertical.

Sashibashi '2' () - Não aponte os hashis para alguma coisa ou alguém.

Utsushibashi () - Nunca passe a comida de um hashi para o outro.

Mayoibashi () - Escolha o que vai comer e pegue de uma vez, não fique movendo o hashi por cima dos pratos.

Yosebashi  () - Não puxe um prato pelos seus pauzinhos.
 
hashi e shushi
Neburibashi (ねぶり) - Não lamber nem cutucar seus dentes com os hashis.

Tatakibashi () - Não bata na tigela ou prato com seus hashis, mesmo se você souber tocar bateria. 😆

SaguriBashi  () - Não use os hashi, para cavar procurando por outros alimentos no prato, coma normalmente, pegando o que estiver ao seu alcance.


Nigiribashi  () - Não segure o hashi de forma bruta como se estivesse agarrando ele.

    A maioria dos pratos, já vem do tamanho certo para comer, poucas vezes será necessário cortar alimentos. Uma colher de cerâmica é usada para sopas. O arroz não é soltinho, ele é preparado para ficar junto como se fossem almondegas, justamente para facilitar o uso do hashi.




Tipos de hashi


    A característica do 'ohashi' do Japão é ter uma extremidade mais grossa (onde seguramos) e a outra mais fina (é a ponta que encosta no alimento).

Iwaibashi () - É usado tradicionalmente no ano novo e em ocasiões festivas. No ano novo é usado para comer o Osechi ryori (御節), refeição servida nos 3 primeiros dias do ano.

Meotobashi (夫婦箸) - Representa a união do casal, pois ele será usado pelos dois em suas refeições diárias. Presentear com um meotobashi é desejar felicidades ao casal.

Rikyubashi (利休箸) - É um hashi mais refinado, criado por Sen No Rikyu (mestre de cerimonia do chá), por isso é usado em restaurantes finos e no Kaiseki (refeição do wabi-cha). É mais comprido e pode receber formato hectagonal, alem de detalhes entalhados.

Waribashi () - é o hashi descartável usado em restaurantes. não é costume compartilhar e cada um tem o seu. o wari-bashi foi criado para comer na rua, oferecer para visitas e evitar que maus espíritos passassem através do hashi de pessoa para pessoa. Segundo o Xintoísmo, o hashi é algo sagrado e representa a ponte entre humano e kami (deuses). Por isso em cerimônias (nascimento, casamento e funeral) possuem um papel simbólico. O waribashi não é reciclável, e deve ser incinerado.

Saibashi (菜箸) - É um hashi usado para cozinhar (semelhante a colher de pau), é mais comprido (30 cm ou mais) . Alguns tem cordões nas pontas para pendurar e é muito útil para mexer a comida no óleo quente e refogar. A ponta é arredondada para não arranhar o fundo das panelas.

Hibashi (火箸) - Não é para refeições ou culinária. O hibashi é usado para mexer no carvão. Antigamente o aquecimento do banho (風呂 /  ofuro) ou do aquecedor  ( 火燵  /   kotatsu) era feito com brasa. Além disso, ainda é usado na cerimônia do chá com esse mesmo propósito.




Fonte: 
Kelly Kajiwara - Coisas do Japão

Naho B. M. - JW WebMagazine



<  まえ へ (mae he / anterior)
O herói Ultraman na luta contra o Corona vírus.
 つぎ へ  (tsugi he / próximo)>
Como rir na internet em japonês















Comentários

Postagem em destaque

Kanji - Parte 1

           (Parte 1 de 2)   O objetivo principal dessa aula não é apresentar a leitura do kanji para memoriza-los, mas apresentar como os kanjis funcionam,  como eles são formados.      Nessa aula veremos:  Uma breve história de como surgiram os kanjis; Okurigana; Origem fonética; e Radicais.  

Postagens mais visitadas deste blog

Katakana - Parte 2

Titulos e Honoríficos Japoneses

Hiragana - Parte 1